Notícias
 
( 04/03/2011 ) Agricultura ecológica do Litoral Norte começa a utilizar recursos da Biodinâmica
 


No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Agroecologia começa a estabelecer uma interface com a Agricultura Biodinâmica.

Em 2010, agricultoras e agricultores da região participaram de um encontro em Florianópolis, Santa Catarina, em uma viagem organizada pelo Centro Ecológico.

No dia 22 de fevereiro, na propriedade da agricultora ecologista Maria Elena Gomes, no Morro do Forno, Morrinhos do Sul, foi realizada uma Oficina de preparados biodinâmicos, com apoio da organização Heifer Internacional.

Todas as integrantes do Grupo de Mulheres do Morro do Forno participaram do encontro que começou com uma palestra e foi finalizado com a parte prática, na qual os preparados foram elaborados e dinamizados.

No caso deste grupo que produz café ecológico, os preparados serão aspergidos sobre os pés de café, mas existe a possibilidade de comercializar para outros agricultores que queiram dar um aporte ao desenvolvimento sadio das plantas.

Fosfato natural, biofertilizantes, consórcios entre plantas diferentes, cultivo em curvas de nível e faixas e aspersão de preparados biodinâmicos são alguns recursos utilizados pela Agricultura Biodinâmica para vivificar o solo.

Saiba mais sobre esta agricultura que leva em conta os ritmos lunares e astronômicos, os dias da semana e outros fatores interessantes no site Associação Brasileira de Biodinâmica



   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br