Notícias
 
( 23/02/2011 ) Acert se prepara para celebrar 20 anos de história
 


No final dos anos 1980, um grupo de jovens agricultores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul decidiu seguir um caminho diferente.

Com o apoio das mulheres, da Pastoral Rural e do Centro Ecológico, buscaram na produção de alimentos sem agrotóxicos um meio de permanecer em suas propriedades e assim, em 1991, fundaram a Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert).

Passados 20 anos, as famílias da Acert se preparam para celebrar a história da primeira organização de agricultura ecológica da região. “Desde o ano passado a gente vem falando sobre o que fazer ”, disse a agricultora Luzia Fernandes, depois da reunião na tarde de segunda-feira, 21, no Salão Paroquial de Três Cachoeiras. No encontro foram avaliadas duas propostas para a nova logomarca a ser aplicada nas camisetas, sacolas de pano, rótulos e etiquetas.

Hoje a Acert está organizada em três núcleos – Raposa, Mampituba e Três Passos-, que comercializam em cinco feiras orgânicas de Porto Alegre, Canoas e Torres, além das cooperativas de consumidores de Três Cachoeiras ( Coopet ) e Torres ( EcoTorres).

Feiras ecológicas incentivam serviços socioambientais

Na opinião do coordenador da entidade, Jairo Bauer da Rosa, “se não fosse a Acert acho que a gente nem estaria fazendo agricultura ecológica”. O agricultor e formando em Gestão Ambiental destacou que as feiras são a principais formas de escoamento da produção, que geram renda para a maioria das famílias continuarem a fazer trabalho em Sistemas Agroflorestais (Safs), de manejo do solo e cultivo de alimentos naturais: “tudo isso são serviços socioambientais que a gente presta”.

Agroindústria compra produção de outros grupos ecologistas

Na Agroindústria Ecológica Morro Azul, dos associados Rosimere e Izaías Becker, são processadas frutas e hortaliças não somente das 25 famílias da Acert , mas de outras da região: “quando precisamos de banana, conseguimos de cerca de 14 grupos, que têm que ser assessorados pelo Centro Ecológico”, explicou Rosimere. Por serem certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia, , estes produtos já entraram nas cantinas das escolas da rede pública municipal de Três Cachoeiras e Mampituba e também da rede estadual de Santa Catarina.

As famílias da Acert trabalham em propriedades de até dez hectares em comunidades de Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Torres, Mampituba e Morrinhos do Sul.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br