Notícias
 
( 03/02/2011 ) Agricultoras que produzem café participaram de viagem de intercâmbio ao Ceará
 



Na teoria, participar de um Encontro de Agricultura Orgânica, visitar os cafezais sombreados e uma cooperativa de beneficiamento de café seriam os principais motivos para que duas integrantes do Grupo de Mulheres do Morro do Forno, saíssem de sua comunidade em Morrinhos do Sul,no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, para ir ao Ceará entre os dias 19 e 24 do mês passado.

Na prática, Zenilda Steffen dos Reis e Maria Elena Gomes viram muito mais que números e técnicas: “com as viagens a gente se conscientiza que está fazendo certo e da facilidade de produzir as coisas aqui, onde temos água”, explicou Maria Elena.

Encontro de Agricultura Orgânica do Ceará
No município de Chorozinho,onde foi realizado o 11º Encontro de Agricultura Orgânica do Ceará, as agricultoras foram recebidas pelos moradores do Assentamento Menino Jesus.

Localizado em uma área de preservação ambiental, o assentamento produz caju, cacau, tem criação de ovelhas, galinhas e hortas cultivadas em formato de mandala. As casas ficam em uma vila e cada uma das cerca de 200 famílias têm em média 50 hectares para trabalhar.

A região serrana do Estado foi o segundo destino, dentro da programação que incluía um intercâmbio com atividades apoiadas pela Fundação Cepema: “vimos café sombreado, produzido junto com banana, ingazeiros e outras espécies da floresta”, disse Maria Elena, que ficou surpresa de ter que usar cobertor para dormir no verão em pleno Nordeste.

A Cooperativa Mista dos Cafeicultores Ecológicos de Baturité foi a última visita de estudos. De lá as agricultoras trouxeram dois pacotes de café para inspirar a criação de sua própria embalagem, prevista para a metade de abril.

O café e as mulheres
Para o Grupo de Mulheres do Morro do Forno, o café cultivado no entorno das casas e nas propriedades junto com banana, louro, cedro, palmeira juçara e outras espécies nativas da Mata Atlântica, representa uma fonte de renda garantida e foi em torno deste produto que o grupo começou a se organizar, em 2005.

Por esta razão e pelo fato de incentivar o protagonismo feminino na Agricultura Ecológica, a Share Foundation vem apoiando o Grupo do Morro do Forno com equipamentos e agora com essa viagem de estudos.

O intercâmbio com o CEPEMA e a viagem da agricultora Zenilda foram viabilizados pelo projeto Soberania Alimentar e geração de Renda no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina, implementado pelo Centro Ecológico com apoio da Heifer Internacional.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br