Notícias
 
( 31/01/2011 ) Equipe do Cetap visitou iniciativas apoiadas pelo núcleo Litoral do Centro Ecológico
 


A equipe do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), organização que há 25 anos desenvolve projetos socioambientais junto a assentamentos e movimentos sociais do Norte e Nordeste do Estado, dedicou o primeiro dia de sua reunião de planejamento na última semana de janeiro para realizar visitas técnicas a empreendimentos ambientalmente sustentáveis do Litoral Norte, num intercâmbio com o trabalho promovido na região pelo Centro Ecológico.

Trajetórias diferentes, propostas iguais
Na quarta-feira, 26, o encontro começou por um almoço ecológico na propriedade da família Strege Evaldt, na comunidade da Pixirica em Morrinhos do Sul. A seguir, um grupo permaneceu na propriedade para ver a produção na horta e na agrofloresta, enquanto outro foi para Três Cachoeiras, na loja da cooperativa de consumidores Coopet e no escritório da Cooperativa de Produtores Ecologistas Econativa. No final da tarde, foram recebidos pela família Cardoso, na Vila Três Passos, também em Morrinhos do Sul.

“Aproveitamos a saída para conhecer um trabalho parecido com o do Cetap, com trajetórias um pouco diferentes, mas com a mesma proposta de agricultura, de sociedade, os mesmos ideais,” explicou o técnico agrícola Adilson Bellé, que trabalha na microrregião Altos da Serra acompanhando assentados da reforma agrária e grupos de famílias agricultoras.

Processo de comercialização do Litoral Norte foi considerado avançado
Na visão da técnica em Agropecuária Ecológica e estudante de Engenharia Ambiental, Paula Cristina dos Santos, no Litoral Norte o processo de comercialização de produtos ecológicos está mais organizado que na região de Passo Fundo, onde ela tem a missão de coordenar e animar uma central que coloque estes produtos no mercado: “estamos começando a discutir, tem a cooperativa que tem um PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e um pouco da alimentação escolar. Estamos no início de um processo que o pessoal aqui já está bem mais avançado. Lá a feira de produtos orgânicos é a mais avançada que tem”, destacou Paula.

A equipe técnica do Cetap permaneceu no Litoral Norte até sábado, 29, e as reuniões de planejamento foram realizadas no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara.

Na foto acima o grupo que visitou a Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras foi recebido pelo diretor do Departamento de Meio Ambiente do município, Sidilon Mendes.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br