Notícias
 
( 25/01/2011 ) Medição de árvores de Safs prevista para a primeira semana de fevereiro
 


Está agendada para a primeira semana de fevereiro a medição de árvores em cinco sistemas agroflorestais (Safs) da região de Torres, a fim de calcular a capacidade de retenção de CO2 desta forma de produção de alimentos.

O conhecimento sobre a quantidade de dióxido de carbono capturada em cada Saf pode ser um subsídio para que no futuro os agricultores ecologistas venham a ser beneficiados por programas de incentivo a serviços ambientais.

Em alguns estados do Brasil já existem agricultores recebendo um reforço anual em seus rendimentos por conta da preservação de matas ciliares e áreas consideradas críticas.

No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o projeto Agricultura Ecológica e Serviços Socioambientais, implementado pelo Centro Ecológico com apoio da Organização Intereclesiástica de Cooperação para o Desenvolvimento (Icco) da Holanda, pretende construir mecanismos que permitam aferir e dar visibilidade aos serviços socioambientais prestados pelas famílias agricultoras ecologistas.

Em Mampituba, estão previstas medições nos Safs de duas propriedades: uma no Rio da Panela e outra no Rio da Invernada. Em Morrinhos do Sul a propriedade visitada será no Morro do Forno. Em Três Cachoeiras no Santo Anjo da Guarda e em Dom Pedro de Alcântara no Canto dos Magnus.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br