Notícias
 
( 27/05/2004 ) Seminário conforma Grupo de Trabalho Internacional e Cooperativo.
 


O Seminário Internacional de Certificação Alternativa, realizado entre 13 e 17 de abril no Centro Ecológico – RS, conformou um Grupo de Trabalho com membros do IFOAM, Maela, Centro Ecológico e representantes dos Estados Unidos, India e Nova Zelândia.

A agenda do GT prevê a promoção do intercâmbio de experiências de certificação alternativa entre agricultores de todo mundo e a edição de uma cartilha com os resultados dos Seminário.

O evento reuniu 50 representantes de associações, grupos e ongs da Alemanha, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Filipinas, Índia, Itália, México, Nicarágua, Nova Zelândia, Palestina, Paraguai, Peru, Suécia, Tailândia, Uganda e Uruguai para conhecer, discutir e aprimorar os processos de certificação para alimentos orgânicos. Contou também com a presença de um dos diretores da CONAB – Silvio Porto e o representante do MDA Jean Pierre Medaets.

Além dos trabalhos, as atividades incluíram visitas a uma agrofloresta, uma cooperativa de consumidores de produtos orgânicos em Três Cachoeiras – Coopet e um churrasco na comunidade de Morro Azul ( município de Três Cachoeiras, quando 160 agricultores e agricultoras do litoral norte confraternizaram com os participantes.

O Seminário Internacional de Certificação Alternativa foi organizado pela ONG Centro Ecológico, e promovido pela IFOAM e Maela , com o apoio da FAO, Hivos – Holanda, VECO – Bélgica, Sociedade Sueca para a proteção da Natureza, CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e SAF ( Secretaria da Agricultura Familiar) do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Governo Federal.

A realização do Seminário Internacional de Certificação Alternativa pelo Centro Ecológico, se deu em função de sua vivência na busca de alternativas à certificação e desenvolvimento de mercados locais para produtos orgânicos. O trabalho que vem sendo desenvolvido em diversas regiões Rio Grande do Sul e Santa Catarina desde a década de 1980 desfruta de reconhecimento internacional no âmbito da produção e comercialização de produtos orgânicos.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br