Notícias
 
( 18/01/2011 ) Consumidores ecologistas de Torres afinados com campanha nacional para redução do uso de plásticos
 


Conforme informações divulgadas pelo boletim eletrônico do Instituto Akatu , os consumidores brasileiros deixaram de usar 5 bilhões de sacolas plásticas em 2010. Os dados foram divulgados no dia 5 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que desde junho de 2009 promoveu uma campanha para reduzir o uso do material.

Em Torres, uma campanha realizada em dezembro pela Feira Ecológica Lagoa do Violão e Cooperativa de Consumidores EcoTorres, pesquisou como os consumidores de produtos orgânicos estão contribuindo nessa conta.

A vendedora Ana Teles por exemplo, respondeu que usa sacolas de pano e leva uma caixa de papelão dentro do carro: “faço isso porque gosto de cuidar do planeta e procuro ajudar o máximo que posso”, explicou.

Assim como Ana, outros 31 consumidores responderam que usam sacolas de pano para as compras. Um número menor de respondentes (4) afirmou que reutiliza ou evita sacolas plásticas.

Chamaram a atenção as respostas de uma consumidora que faz saquinhos de jornal para acondicionar o lixo e de um consumidor que junta os plásticos que vê pelo chão.

O projeto Cultivando nosso clima, implementado pela ONG Centro Ecológico em parceria com a Sociedade Sueca para Proteção da Natureza (SSPN) apoiou a campanha e a pesquisa junto aos consumidores.

Curiosidade
O plástico verde é assim chamado por ser feito de cana –de- açúcar, mas não é biodegradável.

Melhor do que reutilizar sacolas plásticas para colocar o lixo é usar sacos para lixo mesmo. Por serem muito finas, as sacolas são difíceis de lavar e reciclar.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br