Notícias
 
( 27/12/2010 ) Agricultores certificados pela Rede Ecovida poderão vender seus produtos como orgânicos
 


O último encontro de 2010 do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia vai ficar marcado como um dos mais significativos para a Agroecologia do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Foi na tarde de terça-feira, 14, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, que 28 agricultores organizados em mais de dez grupos e associações tomaram conhecimento de que a metodologia de avaliação de conformidade orgânica praticada pela Rede Ecovida através de seus núcleos recebeu aprovação do Ministério da Agricultura. “Nós conseguimos com um trabalho de 12 anos provar que nosso sistema funciona para certificar como orgânicos os alimentos produzidos pelas famílias, e isto é reconhecido pelo Ministério da Agricultura”, destacou Paulo Bellé, coordenador da comissão ética do Núcleo Litoral Solidário.

O processo de credenciamento da metodologia da rede envolveu uma auditoria realizada no início do mês em três propriedades e uma agroindústria ecológica da região por três representantes do órgão maior da agricultura no país.

A partir deste reconhecimento, as assembleias dos núcleos podem aprovar ou não a certificação dos agricultores. Nesta reunião por exemplo, 95 famílias foram certificadas, após o cumprimento de todas as etapas de avaliação, que incluem visita da comissão de ética, verificação do cumprimento das normas de produção orgânica, encaminhamento de documentação, entre outros procedimentos que constam do Caderno de Normas da Rede Ecovida.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br