Notícias
 
( 16/12/2010 ) Agrofloresta propiciou atividade de Educação Ambiental para escola rural do Litoral Norte
 




O compromisso assumido com uma fundação internacional e a vontade de colaborar com a Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica motivou o Grupo de Mulheres do Morro do Forno a oferecer um passeio na agrofloresta e um café crioulo para a escola desta comunidade de Morrinhos do Sul, Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Realizada na sexta-feira, 10, na propriedade da agricultora Maria Elena Gomes, a atividade envolveu 50 estudantes, quatro professoras, duas merendeiras e a diretora da Escola São Jorge.

Nas semanas que antecederam o passeio, alunos e alunas desde a pré-escola até a quinta série estudaram o primeiro livro com a personagem Nina, que trata sobre a importância da preservação da vegetação da Mata Atlântica nos quintais e propriedades.

Motivados pela história da personagem, os estudantes foram convidados a visitar a tia da Nina, no caso a agricultora Maria Elena, que passou a se chamar tia Lena.

"Foi criada toda uma expectativa em torno da personagem Nina, principalmente com os alunos mais novos. Foi como se a personagem tivesse criado vida", disse Elaine Schwanck, diretora da escola.

Depois da agrofloresta, todas as integrantes do Grupo de Mulheres do Morro do Forno reservaram mais uma surpresa para as crianças:
um café crioulo, com receitas tradicionais da região - broa e bolo de milho, bolos de laranja e de cenoura, queijo mole, rosquete, merengue, suco de bergamota, suco de polpa de açaí de juçara - e café ecológico produzido pelo grupo.

Mulheres organizadas para produzir café orgânico

O Grupo de Mulheres do Morro do forno existe desde 2005 e sua articulação ocorreu em função da produção e de café, que as mulheres já cultivavam no entorno de suas casas.

Em setembro do ano passado, a comercialização foi beneficiada por um projeto da Share que viabilizou a compra de equipamentos como balança eletrônica e seladora.

Os beneficiários desta organização assumem o responsabilidade passar adiante o benefício recebido. Assim, o passeio e o café crioulo foram as formas encontradas para o cumprimento da proposta.


   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br