Notícias
 
( 05/11/2010 ) Confira as receitas com Açaí da Mata Atlântica testadas na oficina para merendeiras e diretoras
 


Merendeiras e diretoras de duas escolas de Dom Pedro de Alcântara e uma de Três Cachoeiras testaram formas de preparar o Açaí da Mata Atlântica durante uma oficina promovida pelo Centro Ecológico com apoio das Secretarias de Educação de Três Cachoeiras e Dom Pedro de Alcântara.

A cozinha do Centro Regional de Formação Pastoral localizado no município serviu como laboratório onde as participantes avaliaram o sabor de cada receita, pensando no momento em que seriam consumidas: o suco de açaí com limão e couve - pela consistência suave e o sabor refrescante - , ficou cotado para acompanhar o almoço ou jantar; a batida com leite, banana e açaí seria mais adequada para o lanche, assim como o consagrado açaí na tigela.

Seja qual for a receita, o importante é que seja consumida logo após o preparo, pois o açaí oxida e perde suas propriedades nutricionais, que aliás não são poucas.

A nutricionista Daniele Galeriano, destacou que a cor roxa se deve à presença das antocianinas - antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento das células: “Faz bem para a pele, é rico em cálcio, é um alimento 100% natural, rico em vários nutrientes , mas o principal é a antocianina, que segundo alguns estudos combatem até alguns tipos de câncer”, enfatizou.

Outro tema abordado foi a diversificação no preparo de pratos salgados com os produtos orgânicos comprados pelas escolas visando à adequação à Lei Federal 11.947: “Uma escola relatou que estava com sobra de brócolis e couve, e que as crianças não comem o brócolis cozido e servido como salada. Os suflês e tortas salgadas são fáceis e rápidos de preparar e as crianças sempre gostam”, disse a educadora ambiental Stela Motter.

A Oficina de Receitas foi uma atividade realizada no âmbito dos projetos Produção de Açaí para Geração de Renda e Preservação da Mata Atlântica e Cultivando nosso clima, implementados pelo Centro Ecológico com apoio do Banco Mundial e Sociedade Sueca para Proteção da Natureza (SSPN).


Açaí com banana

Bater no liquidificador:

-2 sachês de polpa de açaí

-3 bananas médias

-Suco de limão

-Completar com água

-3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou cristal orgânico



Coquetel antioxidante – açaí com couve

-2 sachês de polpa de açaí

-2 folhas de couve

-suco de um limão

-água para completar 1l mais 250 ml

-5 colheres de sopa de açúcar

Pode parecer estranha a combinação, mas o resultado é gostoso e refrescante.


Batida de açaí com leite

-5 bananas

-1 litro de leite

-1 sachê de polpa de açaí (200g)

-2 colheres de sopa açúcar cristal orgânico


Açaí na tigela

Bater no liquidifcador ou processador:

-4 bananas

-suco de ½ limão

-1/2 copo de açúcar mascavo

-2 sachês polpa açaí (200g)


   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br