Notícias
 
( 26/10/2010 ) Hortas ecológicas para melhorar condição ambiental de comunidade sul-catarinense
 


Em janeiro de 2009, quatro famílias da Sanga da Madeira, na periferia do município sul-catarinense do Passo de Torres, começaram a cultivar hortas em casa. Em pouco tempo, espaços com não mais de quatro por três metros começaram a produzir chicórias, beterrabas, couves, alfaces, tomates, manjericão, salsa, cebolinha, manjericão e orégano.

Estas verduras, temperos e hortaliças - que não faziam parte dos hábitos alimentares da comunidade -, passaram a ser consumidos não só pelos moradores que produzem, mas também por vizinhos e parentes. E o melhor: nas versões ecológicas, sem venenos ou adubos químicos. O solo é enriquecido com resíduos orgânicos e grande parte da organização das hortas é feita com a reutilização de pneus descartados.

Um ano e sete meses depois, quinze famílias da Sanga da Madeira e localidades próximas estão integradas no processo de produção de alimentos ecológicos para consumo próprio.

“A concentração é na comunidade. É melhorar a condição ambiental das 30 famílias da Sanga da Madeira, com hortas e sistemas de saneamento básico ecológico. As outras comunidades e pessoas interessadas entram na questão da Soberania Alimentar” , esclarece Ana Luiza Meirelles, da equipe técnica do Centro Ecológico.

A agrônoma é responsável pela gestão do projeto Soberania Alimentar e geração de renda no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina. São os recursos deste projeto apoiado pela organização Heifer Internacional que viabilizam o acompanhamento técnico semanal das hortas, de forma a manter as famílias motivadas, com mudas, sementes, instalação de palanques e telas.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br