Notícias
 
( 25/10/2010 ) Grupo do açaí avaliou colheita e potencial do fruto da palmeira juçara
 


Mais que uma alternativa, o Açaí da Mata Atlântica tem potencial para vir a ser uma das principais fontes de renda para agricultores e agricultoras do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Essa foi a conclusão a que chegaram os participantes de uma reunião de avaliação da colheita do fruto da palmeira juçara ( Euterpe edulis) realizada na tarde de quinta-feira, 21, na Agroindústria Ecológica Morro Azul, em Três Cachoeiras.

Neste empreendimento da família Becker, está sendo concluída a construção de uma câmara de congelamento com capacidade para armazenar até dez toneladas de polpa de açaí de juçara.

“Puxei o assunto de uma preocupação da Rede Juçara sobre a padronização da polpa e os agricultores também se comprometeram em dedicar mais horas de trabalho na colheita do fruto para atender a demanda das escolas e da cooperativa EcoTorres”, disse o técnico agrícola Cristiano Motter.

A câmara de congelamento começou a ser construída cerca de dois meses atrás, com recursos do Banco Mundial, Global Environment Facility (GEF), Corporação Financeira Internacional ( IFC, por sua sigla em inglês), Fundação de Bill e Melinda Gates e a Agência de Cooperação Alemã GTZ acessados pelo projeto Produção de Açaí para Geração de Renda e Preservação da Mata Atlântica, implementado na região pelo Centro Ecológico.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br