Notícias
 
( 18/10/2010 ) Feira Ecológica comemorou o Dia Mundial da Alimentação neste sábado
 


O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no sábado, 16, em mais de 180 países, teve programação especial na Feira Ecológica de Caxias do Sul. Das 6h30 às 11h30, os consumidores que foram até a Rua Augusto Pestana, junto à antiga Estação Férrea, degustaram alimentos livres de produtos químicos em um espaço especialmente montado para a ocasião.

Durante toda a manhã, nutricionistas deram orientações sobre o consumo de produtos ecológicos e a correta alimentação, enquanto profissionais da Escola Técnica de Enfermagem do Hospital Pompéia mediram a pressão arterial dos frequentadores da feira.

A nutricionista Leticia Simon, representante da Fundação de Assistência Social (FAS) no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), organizador do evento juntamente com a Feira Ecológica, explicou que a escolha foi feita devido aos benefícios da comida sem a presença de pesticidas e herbicidas:

"Queremos aproveitar a data para enfatizar a importância da alimentação saudável, e o produto orgânico tem muitas vantagens em relação ao cultivado com o uso de agrotóxicos. Há estudos científicos que relacionam o consumo prolongado de alimentos com defensivos a efeitos nocivos a saúde humana".

Comemorado há 29 anos, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema em 2010 O Direito à Alimentação e a Luta Contra a Fome. A data, festejada pela primeira vez em 1981, celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945, organização cujo objetivo principal é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br