Notícias
 
( 13/09/2010 ) Agricultoras inauguraram agroindústria ecológica no Litoral Norte do RS
 


Foi inaugurada neste domingo pela manhã, na comunidade da Boa União, em Três Forquilhas, Litoral Norte do RS, a agroindústria ecológica da Amadecom ( Associação de Mulheres Agricultoras Comunitárias para o Desenvolvimento de Três Forquilhas).

Na planta de 70 metros quadrados, dez famílias vão produzir pães, massas e bolachas. De acordo com Celi Machado, vice-coordenadora da entidade, o carro-chefe do empreendimento será a polpa de açaí de palmeira juçara. “É uma estratégia de conservação da floresta e ao mesmo tempo dá autonomia para o agricultor familiar", avaliou o ecólogo da Anama ( Ação Nascente Maquiné) Dilton de Castro.

A inauguração contou com uma celebração do padre Marlon da Igreja Católica e um almoço ecológico no salão da comunidade.

A obra de ampliação de uma peça que já existia no local foi iniciada em março, a partir de uma parceria entre a Amadecom e o Centro Ecológico através do projeto Produção de Açaí para Geração de Renda e Preservação da Mata Atlântica, com recursos do Banco Mundial. A organização Share também participou com um valor para a compra de um forno.

MMC inspirou organização da Amadecom
O terreno foi doado em 2001 por Maria Gorete Schitt da Silva e Nolício Pursch da Silva, para que as mulheres da farmacinha do MMC ( Movimento de Mulheres Camponesas) pudessem cultivar alecrim, tansagem, cidró, cranjiru, catinga de mulata e outras ervas utilizadas nos elixires preventivos.

Soluções ecológicas também na construção
Localizada em uma Área de Proteção Ambiental, a obra assinada pela arquiteta Roberta Arend combinou técnicas de bioconstrução como o saneamento básico, feito por dois reatores biológicos e um evapotranspirador parcialmente construído com pneus descartados; paredes de tijolos maciços que dispensam vigas e requerem menos cimento e telhas confeccionadas com embalagens Tetra Pak recicladas. Uma horta em forma de mandala e uma composteira para os resíduos orgânicos complementam a proposta sustentável do empreendimento.

A partir das adequações na construção a agroindústria está apta a realizar os procedimentos de registro junto à Unidade da Vigilância Sanitária de Osório.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br