Notícias
 
( 03/09/2010 ) Escolas da Rede Municipal de Mampituba receberam alimentos comprados da Econativa
 


A Secretaria de Educação de Mampituba recebeu na quarta-feira, 1º de setembro, a terceira remessa de alimentos ecológicos produzidos por associados da Econativa (Cooperativa de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC) e agricultores ecologistas da Serra Gaúcha.

“Foi feita uma compra dividida em três entregas, explicou Karina Bohn”, responsável pela aquisição dos produtos. Desde julho, foram distribuídos para a Rede Municipal 80 quilos de beterraba, 205 quilos de cenoura, 33 quilos de polpa de açaí, 156 vidros de doce de banana e 315 vidros de molho de tomate As escolas beneficiadas são Demétrio Alves Fogaça, Afonso Bedinot , Severino Rodrigues e Mini Mundo.

Na cozinha da escola Afonso Bedinot, Celanir Costa Silva e Loreci Ferreira usam os produtos para preparar refeições que fariam Jamie Oliver por demais satisfeito. O chef britânico luta para que as escolas da Inglaterra ( e mais recentemente dos Estados Unidos) sirvam comida de verdade, exatamente como o arroz com feijão e massa com molho acompanhados por legumes que Celanir e Loreci servem para cerca de 200 estudantes do turno da manhã e da tarde. “A beterraba pode ser fervida junto com o feijão e a cenoura cai bem no bolo”, ensinou Loreci.

Qualidade na alimentação e na Educação

Para a vice-prefeita Ana Moro, o uso de produtos cultivados sem agrotóxicos e processados sem conservantes ou corantes na alimentação escolar do município representa mais do que o cumprimento da Lei 11.947: “ É um avanço, possibilitando que os agricultores tenham uma alternativa de venda e acima de tudo a qualidade de vida dos alunos. Consequentemente vai ter resultados positivos na educação, no aprendizado. A intenção é ir comprando cada vez mais não ficar somente nos 30%, desde que seja possível para nós financeiramente”.

Agrotóxicos e aprendizagem

De acordo com uma pesquisa publicada em junho no jornal oficial da Academia Americana de Pediatria, as crianças, devido ao menor peso corporal e ao cérebro ainda em formação estão mais vulneráveis aos agrotóxicos e aditivos artificiais. Entre os efeitos negativos destas substâncias estão a dificuldade de aprendizagem e sintomas de TDAH ( Transtorno de Défcit de Atenção e Hiperatividade).

A entrega dos produtos da Econativa para a alimentação escolar de Mampituba é apoiada pelo Centro Ecológico através do projeto Soberania Alimentar e geração de Renda no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina, implementado em parceria com a Heifer Internacional Programa Brasil Argentina.



   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br