Notícias
 
( 16/10/2005 ) Educação Ambiental reúne educadoras e estudantes rurais e urbanos
 


Conhecido somente como Dia do Professor, o dia 15 de outubro é também o Dia do Educador Ambiental - pessoa que atua diretamente com crianças e comunidade, no sentido de despertar a consciência da necessidade de uma mudança de atitude em relação ao planeta.
O conhecimento e a discussão das questões ambientais locais são os primeiros passos neste processo de mudança. Com este objetivo comum, o Movimento de Mulheres Camponesas – e a Educação de Jovens e Adultos da Escola Tietbohl, de Torres(RS)encontraram-se na tarde de sábado,15, na Comunidade do Morro do Forno ( Morrinhos do Sul - RS),onde o MMC Regional reuniu mais de 70 crianças e adolescentes do litoral norte no Encontro dos Filhos e Filhas do MMC.
O tema “Nosso dia-a-dia no cuidado com o planeta” foi trabalhado a partir da apresentação da apresentação teatral Nina e os Passarinhos, feita pelos alunos e alunas da Escola Baréa, da comunidade de Santo Anjo da Guarda ( Três Cachoeiras - RS). A partir da peça, as crianças e jovens foram divididos em grupos por idade, para discutir os problemas colocados no teatro, bem como as formas de ação frente a cada situação.
Para João Carlos Magnus, do EJA Tietbohl, “ foi uma surpresa saber da existência do MMC e sua importância na preservação desse lugar maravilhoso onde moramos, onde tem mar e Mata Atlântica.” Roseli Oliveira, estudante da mesma escola, acha que “a gente que mora na cidade não pensa no futuro.”
Antes da visita ao Morro do Forno, o grupo de estudantes do EJA, com as educadoras Lu Fippian e Martha Brum, visitaram a propriedade de Valdeci e Zelma Evaldt, onde são cultivadas 139 espécies diferentes de plantas, entre frutíferas, raízes e hortaliças, um verdadeiro banco de biodiversidade a céu aberto.
Esta visita de estudos dos alunos e alunas do EJA Tietbohl integra o projeto Consumo Solidário, Ecologia e Alimentação Saudável, implementado pelo Centro Ecológico no litoral norte do RS e Sul de SC com o apoio do FDD – Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, órgão do Ministério da Justiça, Governo Federal.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br