Notícias
 
( 17/08/2010 ) Estudantes aprendem e ensinam a reutilizar materiais descartados
 


Aproveitando pneus e papéis usados, restos de corte de grama e resíduos orgânicos, professoras e estudantes de três escolas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul mostraram na semana passada que é possível dar um destino útil para estes e outros materiais que normalmente são descartados na natureza.

A primeira atividade aconteceu na tarde de terça-feira, 10 na escola João Steigleder, na comunidade da Pixirica em Morrinhos do Sul, onde os estudantes Pâmela Paulo, Claudiane Justo e Ronaldo Lumertz ministraram uma oficina de papel reciclado para o ensino fundamental. Pamela, Claudiane e Justo são alunos da professora Gina Brentano e aprenderam as técnicas de confecção de papel reciclado em uma oficina realizada na escola Dom Pedro de Alcântara, onde cursam a oitava série e o primeiro ano do ensino médio.

A sexta-feira 13 foi o dia da sexta série da escola Dom José Baréa, da comunidade de Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras, participar de uma oficina de horta ecológica dentro do projeto Convivência Legal. Sob a coordenação da professora Elaine Scheffer e com a assessoria do Centro Ecológico, os alunos e alunas construíram uma mandala com pneus e restos de madeira. O lixo orgânico e os restos de grama foram transformados em composto para fertilizar o solo.

Além dos alimentos ecológicos que serão produzidos para a alimentação escolar dentro dos princípios da permacultura, a horta será também um espaço de aprendizagem desde a educação infantil até a oitava série,pais, mães e funcionários.

As oficinas de papel reciclado e de horta ecológica foram promovidas com apoio do projeto Cultivando Nosso Clima, implementado pelo Centro Ecológico com recursos da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN). O projeto Cultivando nosso Clima também viabiliza as atividades da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica.


   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br