Notícias
 
( 04/08/2010 ) Masipag visita cooperativas de consumidores de produtos ecológicos
 


As alternativas de comercialização de produtos ecológicos foram um dos principais focos da viagem de estudos de dois visitantes de uma organização das Filipinas que desde 1987 trabalha com pequenos agricultores resgatando cultivares tradicionais de arroz.

Charito Medina – coordenador nacional da Masipag (Parceria entre Agricultores e Cientistas para o Desenvolvimento em tradução livre) e Bobby Pagusara – coordenador regional – visitaram as quatro cooperativas existentes no Sul de Santa Catarina e Litoral Norte do Rio Grande do Sul na terça-feira, 3, com o objetivo de buscar referências para promover mercados locais de produtos orgânicos junto aos 35 mil agricultores atendidos pela Masipag nas Filipinas. A visita começou pela Viver Mais de Araranguá, passando pela Coopervida de Praia Grande, Coopet de Três Cachoeiras e EcoTorres em Torres. Em todos estes pontos de venda Medina e Pagusara perguntaram e fotografaram muito, registrando os mínimos detalhes em suas anotações.

“Nossa intenção é incentivar os sistemas de comercialização nas Filipinas. Nossa produção orgânica é muito boa, mas a comercialização é fraca. Quando existe é a venda direta do produtor para o consumidor, não existem lojas como essas”, esclareceu Medina. Para o coordenador nacional da Masipag, a conexão entre consumidores e produtores locais de produtos orgânicos é muito importante, pois beneficia o meio ambiente pela não utilização de químicos na agricultura e reduz o uso de combustíveis fósseis no transporte dos alimentos.

Já a confiança dos consumidores nos produtos comercializados por estas iniciativas de comercialização foi um dos pontos que mais chamou a atenção de Pagusara, e que o coordenador regional viu como um dos pontos positivos do trabalho. É uma iniciativa para copiar, uma ideia para começar, complementou Medina.

Outro objetivo da visita era conhecer melhor os Sistemas Participativos de Garantia (SPGs) desenvolvidos na região através dos núcleos Sul-catarinense e Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia.

Até sábado a agenda dos visitantes incluía visitas a agroindústrias ecológicas e agroflorestas da região, plantações de arroz e no sábado visita à Feira do Agricultor Ecologista (FAE) em Porto Alegre.

A Masipag parceira do Centro Ecológico e tem o apoio da Sociedade Sueca pra Proteção da Natureza (SSPN).


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br