Notícias
 
( 22/07/2010 ) Oficina de Futuro é tema de palestra em Dom Pedro de Alcântara e Torres
 


Em duas palestras realizadas na terça-feira, 20, educadores e educadoras da escola Manoel João Machado ( bairro São Brás/Torres) e das escolas municipais e estaduais de Dom Pedro de Alcântara conheceram a proposta da Oficina de Futuro.

Esta metodologia de planejamento participativo da Educação Ambiental foi o principal tema abordado por Marcelo Gules Borges, do Grupo de Pesquisa Cultura, Ambiente e Educação do CNPq da PUC do Rio Grande do Sul. O biólogo e mestre em Ecologia fez um histórico do que ele chama de ambientalização do social no Brasil, no mundo e na Educação, sobre conceitos de Educação Ambiental e sobre as distintas categorizações da EA feitas por diferentes autores.

Na escola Manoel João Machado vinte e duas pessoas participaram do trabalho na parte da manhã: orientadora, diretora, merendeira e professores.

À tarde, em Dom Pedro de Alcântara, a palestra contou com a participação de vinte e três professoras e integrou a Jornada Pedagógica organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Nas duas ocasiões a representante da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica e integrante da equipe técnica do Centro Ecológico Stela Motter falou sobre a importância do consumo da polpa do fruto da palmeira juçara (Açaí da Mata Atlântica) para o meio ambiente e para a saúde humana. Leonila Ramos, bióloga e ambientalista da ONG Onda Verde também falou sobre o fruto que desde o primeiro semestre está na alimentação escolar de Dom Pedro de Alcântara.

Marcelo Gules Borges foi convidado pelo Centro Ecológico e Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica com apoio da Sociedade Sueca para Proteção da Natureza (SSPN) através do projeto Cultivando nosso clima.


   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br