Notícias
 
( 28/05/2010 ) Estudantes visitam propriedade ecológica no Dia da Mata Atlântica
 


No Dia da Mata Atlântica, 27 de maio, duas turmas do segundo ano do Ensino Médio da Escola Jorge Lacerda, de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, visitaram a propriedade agroecológica da família Strege Evaldt, em Morrinhos do Sul, onde mais de cem espécies são cultivadas harmonia com a natureza local.

Começando pelo quintal agroflorestal, os alunos e alunas eram estimulados pela professora de Biologia Eni Spode a identificar angiospermas e pteridóferas. Na passagem pelas hortas o desafio era reconhecer os tubérculos através das folhas.

A última atividade da manhã foi entrar na agrofloresta onde são produzidos banana, açaí de juçara e outras frutíferas. Ali as trilhas castigaram as pernas e enlamearam os tênis de marca. Sem contar o ataque dos mosquitos que não deixavam passar em branco pernas e braços que não estivessem bem cobertos por roupas. Mesmo assim, munidos com câmeras digitais e inseparáveis celulares sem serviço, os alunos e alunas iam fotografando tudo: carambolas, bergamotas, jaboticabas, juçaras e aranhas.

Visita à agroindústria

Na parte da tarde as turmas visitaram a Agroindústria Ecológica Morro Azul, em Três Cachoeiras, onde foram recebidos por Rosimere e Anelise Becker. As agricultoras e empresárias falaram sobre a história da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert), que neste ano está completando duas décadas. A conversa abriu ainda outras perspectivas sobre a relação entre alimentação e meio ambiente, economia e sociedade, levantando questões sobre associativismo, organização social e consumo responsável.

O dia de campo dos estudantes foi viabilizado através do projeto Produção de Açaí para Geração de Renda e Preservação da Mata Atlântica, implementado pelo Centro Ecológico com recursos do Banco Mundial.




   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br