Notícias
 
( 25/05/2010 ) Alunos do Peti Mampituba preparam bombardeio de sementes de palmeira juçara
 




Com argila, água, terra e sementes, os alunos e alunas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Mampituba, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, vivenciaram na tarde de segunda-feira,24 uma técnica revolucionária de agricultura natural desenvolvida décadas atrás pelo agricultor japonês Masanobu Fukuoka.

Ao inventar as nendo dango ou bombas de sementes , Fukuoka pretendia que as sementes estivessem protegidas dos pássaros, roedores e outros animais até a época das chuvas ( no caso de regiões desérticas ou em processo de desertificação) e além disso tivessem um aporte nutricional para brotar e sobreviver.

Em nossa região o maior problema se concentra na conservação e recuperação do bioma Mata Atlântica onde todas as espécies são importantes, mas algumas como a Euterpe edulis – a palmeira juçara - desempenham um papel fundamental. Por esta razão as sementes escolhidas para a confecção das bombas foram as de juçara.

A oficina começou pela merenda acompanhada de suco da polpa do açaí de juçara com banana ecológica preparado pela merendeira Nadir Roldão. A partir daí, as voluntárias da ONG Onda Verde Leonila Ramos e Clarice Mariot buscaram despertar o interesse das crianças para a atividade que viria a seguir: misturar a terra e argila, colocar um pouco de água e envolver as sementes nesta mistura, formando as bombas, que na opinião da professora Luzia da Costa, “bombaram”. Já as crianças que faziam questão de dar seus depoimentos acharam “interessante, muito legal, importante para o meio ambiente”.

Na quarta-feira, 26, o grupo vai fazer uma trilha orientada pelo turismólogo do município Francisco Reis e lançar as bombas.

A Oficina de bombas de sementes de palmeira juçara foi realizada através do projeto Produção de Açaí para Geração de Renda e Preservação da Mata Atlântica, implementado pelo Centro Ecológico com recursos do Banco Mundial. A Heifer Internacional Programa Brasil Argentina também apoiou a atividade.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br