Notícias
 
( 07/05/2010 ) Módulo 1 do curso de SAFs e Produção de Açaí busca mostrar benefícios do manejo agroflorestal
 


Em função do desgaste do solo causado por longos anos de uso de cultivo, alguns agricultores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul ainda vêem no desmatamento e na queima de áreas de capoeira uma alternativa para continuar produzindo.

No entanto, usando técnicas de implantação e manejo de Sistemas Agroflorestais é possível recuperar uma área degradada e voltar a produzir.

Mostrar essa possibilidade foi o ponto alto do módulo 1 do Curso de SAfs e Produção de Açaí na Mata Atlântica, realizado no dia 4 de maio na comunidade de Boa União, em Três Forquilhas.

Os 19 participantes analisaram a situação de suas propriedades, comparando as práticas que estão adotando até agora com os princípios do manejo agroflorestal. A partir desta conversa foram estimulados a estudar de que forma poderiam melhorar a produtividade implementando técnicas que além de legais, evitam que mais gases de efeito estufa sejam lançados na atmosfera.

Além de agricultores o curso teve a participação de professoras e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alberto Schütt.

Esta atividade de capacitação foi organizada pela Associação de Mulheres Agricultoras Comunitárias para o Desenvolvimento de Três Forquilhas (Amadecom) e viabilizada pelo projeto Produção de Açaí para Geração de Renda e Preservação da Mata Atlântica, implementado pelo Centro Ecológico com recursos do Banco Mundial.

Está prevista a realização de pelo menos mais dois módulos, sendo um deles a visita a uma propriedade onde os Safs e a produção de açaí já estejam consolidados.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br