Notícias
 
( 15/04/2010 ) Escola de Três Cachoeiras desenvolve projeto de educação ambiental com foco no Aquecimento Global
 


As alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global deixaram de ser problemas do futuro e seus impactos já são uma realidade no presente. Ao invés de esperar para ver, as educadoras do Instituto de Educação Angelina Maggi, de Três Cachoeiras – Litoral Norte do Rio Grande do Sul -, decidiram que neste ano o seu projeto de educação ambiental será focado no Aquecimento Global.

A escolha partiu de uma reunião de planejamento realizada na terça-feira, 13 de abril entre a direção, coordenação pedagógica, professoras da escola que integram a Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica e Centro Ecológico.

O projeto vai trabalhar o tema proposto em todas as disciplinas, com ênfases diferenciadas de acordo com a série cursada. As turmas da primeira a quarta série vão discutir a relação da Alimentação do dia a dia com o Aquecimento Global, utilizando como instrumento pedagógico o livro Nina e Erê, da educadora Adriane Lippert Bittencourt. O segundo grupo – composto pelas turmas da quinta a oitava série – ainda vai definir o que será trabalhado dentro do tema geral. No ensino médio o Aquecimento Global será pautado pela Carta da Terra, um documento internacional redigido por milhares de pessoas, entre especialistas e representantes de comunidades, povos e organizações, cujos princípios fundamentais baseiam-se no respeito às pessoas, aos animais e à natureza.

Com o Instituto de Educação Angelina Maggi, três das nove escolas que integram a Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica passam a adotar o Aquecimento Global como tema gerador com apoio do Centro Ecológico através do projeto Cultivando nosso Clima, implementado desde janeiro de 2009 com recursos da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza – SSPN.


   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br