A fim de dar início ao projeto deste ano, educadoras de duas escolas de Morrinhos do Sul - Litoral Norte do RS- que fazem parte da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica, reuniram-se na tarde de 29 de março na Escola Municipal de Educação Fundamental Professor João Steigleder, na comunidade da Pixirica.
Durante o encontro, ficou definido que as escolas João André Hendler e João Steigleder vão desenvolver atividades em comum sobre o tema Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, proposto pelo Centro Ecológico através do projeto Cultivando nosso Clima.
O apoio ao horto municipal a ser implementado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a sensibilização e intercâmbio entre as professoras foram alguns pontos delineados.
O oitavo ano da Escola João Steigleder vai participar de uma oficina sobre Mudanças Climáticas e dois estudantes serão colaboradores na coleta de dados que vai determinar a quantidade de carbono sequestrado nas propriedades ecológicas selecionadas para o projeto Cultivando nosso Clima.Estes estudantes também serão responsáveis por transmitir as informações aos colegas ao longo do ano.
Outras atividades foram sugeridas durante a reunião, como a confecção dos bonecos Nina e Erê e sua visita às famílias agricultoras. Nina e Erê então vão registrar suas percepções a respeito dos cuidados ambientais de cada família visitada.
Os objetivos específicos de cada escola serão determinados após a atividade de sensibilização a ser agendada em breve.
A Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica tem o apoio do projeto Cultivando nosso clima: promovendo a produção e consumo de produtos ecológicos para esfriar o planeta, implementado pelo Centro Ecológico com recursos da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza – SSPN.
|