Notícias
 
( 30/08/2005 ) Grande público valoriza Feira da Biodiversidade
 


Nem a chuva, nem o vento ou as trovoadas da terça-feira, 30 de agosto, impediram que a terceira edição da Feira da Biodiversidade, promovida pelo Centro Ecológico e pelo MMC – Movimento de Mulheres Camponesas, fosse realizada com um sucesso ainda maior do que no ano passado.

Na parte da manhã, as oficinas Plantas Medicinais na Alimentação, Sementes e Importância da Mata Ciliar, contaram, ao todo, com mais de 100 inscritos. Na parte da tarde, a participação foi intensa nas oficinas de EcoTurismo, A Cura pelo Barro e Caldas e Biofertilizantes.

Além das oficinas, um público estimado em mais de 300 pessoas de todas as idades, de diversos municípios e comunidades, pôde conferir nas bancas as sementes, tubérculos, flores, mudas, artesanatos, pães, chimias e outros produtos da biodiversidade natural e cultural do litoral norte do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina. A presença numerosa de estudantes mostrou o quanto professores e professoras da região valorizam o conhecimento e a preservação da biodiversidade. A estudante Joana Tancredo, do núcleo ambiental da Escola Manuel João Machado, de São Brás ( Torres ), disse que teve uma noção de quanto estão desaparecendo as espécies e o quanto é importante preservar. Elci da Paz Schaeffer, avaliou que a Feira da Biodiversidade veio completar o trabalho de conscientização e de preservação que vem acontecendo na região.

A Feira da Biodiversidade foi realizada com o apoio da ACERT - Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres, ACEVAM -Associação dos Colonos Ecologistas do Vale do Mampituba, COOPET - Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras
Escola Baréa, MMTU - Movimento das Mulheres Trabalhadoras Urbanas, MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores, PJR - Pastoral da Juventude Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Cachoeiras.

A Festa da Vida recebeu também apoio da Rede Terra do Futuro ( Suécia ), e através do PDA ( Subprograma Projetos Demonstrativos Categoria A, MMA) do Banco KFW, da Agência de Cooperação Técnica Alemã - GTZ e do Banco do Brasil.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br