Notícias
 
( 13/01/2010 ) Sistema de filtragem de água para uso doméstico instalado em propriedade ecológica
 


Dentro da proposta de melhorar as condições ambientais das propriedades ecológicas do Litoral Norte do RS, na terça-feira, 12 de janeiro, o técnico agrícola Cristiano Motter e o acadêmico em Gestão Ambiental Nelson Bellé, da equipe técnica do Centro Ecológico, instalaram um sistema de filtragem de água para a família de Maria Vanete e Altemir Costa, na localidade do Rio da Panela, em Mampituba.

Há 15 dias a família conta com o saneamento básico no Sistema Laranjal, implementado com o apoio da prefeitura municipal e dos participantes das oficinas promovidas para replicar o conhecimento. O resultado já pode ser visto e sentido pela família. As águas cinzas ( como as da pia da cozinha) que antes eram lançadas no entorno da casa, causando barro e umidade, agora se juntam às águas negras ( do vaso sanitário) que a fossa instalada não estava dando conta de processar. Depois de passar pelos reatores biológicos, a água sai limpa, sem cheiro e sem cor, de um cano que Altemir faz questão de deixar exposto pelo menos por um tempo, para mostrar aos vizinhos e parentes que o sistema funciona mesmo: É praticamente um milagre aquilo ali, não catingar como antes. Até pedi para deixarem descoberto para mostrar para outras pessoas.

O sistema de filtragem da água da família Costa é o mesmo das famílias da cooperativa Cooperafloresta, na região da Barra do Turvo, em São Paulo. A escolha foi feita com base nas características do abastecimento da propriedade: Como a água vem de uma vertente muito forte na beira do Rio da Panela, a cerca de 300 metros da casa, a fonte tem muita água e muito forte, então avaliamos que a fonte protegida não funcionaria e optamos por esse sistema de filtragem,explicou Cristiano, que conheceu o sistema de filtragem em uma viagem de estudos. O processo consiste na passagem da água por um tubo de cimento de 30 centímetros de diâmetro e um metro de altura, com uma camada de areia, uma de carvão e uma de brita ou pedra de rio. As camadas retêm quase todos os pedacinhos de materiais orgânicos que abrigam micróbios causadores de doenças.

As atividades desenvolvidas para melhorar as condições ambientais das propriedades rurais ecológicas são realizadas através do projeto Soberania Alimentar e Geração de Renda no Litoral Norte do RS e Sul de SC, implementado pelo Centro Ecológico com apoio da Heifer Internacional - Programa Brasil Argentina.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br