Notícias
 
( 22/12/2009 ) Relato da viagem de intercâmbio ao mundo do açaí e Lei No. 11.947 na assembleia da Econativa
 


Em assembléia extraordinária realizada na casa do Movimento de Mulheres Camponesas (Três Cachoeiras) na tarde de 22 de dezembro, a Econativa - Cooperativa Regional dos Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC, discutiu a Lei No. 11.947. Sancionada em junho, esta lei determina que pelo menos 30% da alimentação escolar deve ser comprada dos agricultores familiares, sem licitação. A prioridade de compra será dada às propostas de grupos do município e sempre que possível aos alimentos ecológicos, sem agrotóxicos.

O açaí da Mata Atlântica

Através da Econativa, três escolas da rede municipal de Três Cachoeiras incluíram na alimentação escolar molho de tomate, suco de uva e banana orgânicos produzidos pela agricultura familiar ecologista. Desde setembro, as escolas recebem o reforço da polpa do açaí da Mata Atlântica, também comercializado pela cooperativa de produtores.

Reconhecendo o potencial de comercialização para este produto produzido em quintais e sistemas agroflorestais da região, a agrônoma da equipe técnica do Centro Ecológico Ana Luiza Meirelles apresentou um breve relato sobre a viagem de intercâmbio a Belém do Pará realizada entre os dias 14 e 19 de dezembro. A proposta é que na próxima reunião do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia o técnico agrícola Cristiano Motter e os jovens agricultores ecologistas Anelise Becker (Agroindústria Morro Azul) e Elias Evaldt repassem as informações obtidas durante a viagem ao mundo do açaí.

A viagem de intercâmbio foi uma atividade promovida no âmbito dos projetos Produção de Açaí para Geração de Renda e Preservação da Mata Atlântica – apoiado pelo Banco Mundial – e Soberania Alimentar e Geração de Renda no Litoral Norte do RS e Sul de SC – implementado com recursos da Heifer Internacional - Programa Brasil-Argentina.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br