Notícias
 
( 08/08/2005 ) Três projetos financiados pelo PDA buscam trabalhar de forma integrada para potencializar ações
 


A fim de potencializar os projetos ambientais que já estão sendo implementados no litoral norte do RS e no sul de SC através do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA), representantes do MMC – Movimento de Mulheres Camponesas, Centro Ecológico e ACEVAM – Associação dos Colonos Ecologistas do Vale do Mampituba e da Escola Baréa reuniram-se na tarde de sexta-feira, 05 de agosto, na sede do MMC em Três Cachoeiras(RS).

Sendo um dos componentes do PPG7 - Programa de Proteção das Florestas Tropicais -do Ministério do Meio Ambiente, o PDA é um dos financiadores dos sistemas agroflorestais nas regiões que abrangem as florestas Amazônica e Atlântica.

De acordo com André Gonçalves, da equipe técnica do Centro Ecológico, a produção em sistemas agroflorestais é uma forma de conciliar a agricultura – até então considerada a grande vilã ambiental - com preservação e recuperação ambiental. O agrônomo, que atualmente cursa doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, diz ser este o grande desafio da atualidade e complementa:
As populações de cidades como Torres,Três Cachoeiras e outras da região vivem em uma área prioritária de conservação da Mata Atlântica. Sua conservação e recuperação influem diretamente na qualidade de vida tanto das gerações atuais quanto futuras. Problemas em relação à quantidade e qualidade da água e do solo, mudanças climáticas e efeito estufa tenderão a se agravar caso os remanescentes de Mata Atlântica que ainda existem não sejam preservados.
O consórcio prevê a sinergia entre as atividades dos seguintes projetos:
-Recuperação da Mata Ciliar com Espécies de Interesse Medicinal (MMC)
-Manejo Agroflorestal na Região de Torres ( Centro Ecológico)
-Fortalecimento e Integração de Práticas de Agroecologia e Agroturismo na Agricultura familiar (ACEVAM)


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br