Notícias
 
( 01/08/2005 ) Centro Ecológico promove seminário temático sobre Gênero no Encontro da Rede Ecovida
 


No Brasil, as mulheres representam 50% da população, 50% da mão-de-obra e sustentam 1/3 dos lares brasileiros. Mesmo assim, as mulheres ainda ganham salários menores, enfrentam jornadas duplas de trabalho, são excluídas de mecanismos de acesso à terra, trabalho e até alimentos. Iniciado, na década de 1960, a partir dos anos 80, o movimento feminista incorporou a preocupação com a melhoria das condições de vida. Neste processo, encontrou-se com os movimentos sociais e ambientais.

Hoje as questões de gênero começam a ser debatidas dentro do movimento agroecológico, demandando a sensibilização para esta temática. Com este objetivo, o Centro Ecológico organizou o seminário Gênero e Agroecologia, durante o 5º Encontro Ampliado da Rede Ecovida, realizado em Praia Grande – SC. O Centro Ecológico considera muito importante essa discussão sobre as relações sociais entre homens e mulheres. Desde o princípio sempre se tentou que os projetos implementados abordassem essa questão, declarou Ana Luiza Meirelles, da equipe técnica da ONG.

O seminário Gênero e Agroecologia reuniu mais de 100 inscritos na manhã de quarta-feira, 27 de julho, no Clube 19 de Julho. A apresentação de Cecília Maria Ghedini, mestranda em educação na UFPR, fugiu do convencional, contando a história da relações homem/mulher ( e como isto se reflete no modelo de vida atual) e propondo aos participantes a construção de uma colcha de retalhos mostrando a importância da diversidade.

Este seminário foi uma atividade promovida no âmbito do projeto “Transição Ecológica de Unidades de Produção Familiar e seus Sistemas Produtivos: ampliação e consolidação da agroecologia nas microrregiões da serra e do litoral norte do RS”, apoiado pela Secretaria da Agricultura Familiar / Ministério do Desenvolvimento Agrário / Governo Federal.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br