Notícias
 
( 20/07/2005 ) APAE, creches e asilo de Torres receberão agroecológicos até janeiro de 2006
 


De jullho de 2005 a janeiro de 2006, quatro instituições de Torres ( no litoral norte do RS) -Creche do Curtume, Creche da STAN, Lar dos Velhinhos e APAE - receberão mais de 8 toneladas de banana, 520 quilos de molho de tomate e 600 quilos de doce de banana, beneficiando diretamente 709 pessoas - entre crianças de 0 a 6 anos, excepcionais e idosos.

Os produtos serão entregues semanalmente através do Projeto Compra Antecipada Especial da Agricultura Familiar - Doação Simultânea, da CONAB ( Companhia Nacional de Abastecimento), proposta pela COOPET - Cooperativa de Consumidores Ecologistas de Três Cachoeiras- e apoiada pelos projetos GESTAR Mampituba ( Projeto de Gestão Ambiental Rural) e Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar no Litoral Norte do RS (patrocinado pela Petrobras/ Programa Petrobras Fome Zero) implementados na região pela ONG Centro Ecológico.

Para Maria Josefina Pereira, diretora da STAN, esta doação é uma forma de proporcionar às crianças as frutas que não estão incluídas na verba do Governo Federal, e a importância maior ainda é que é sem agrotóxico, um produto natural. Teresa Iracema Weber de Oliveira, da Creche do Curtume, diz que a doação é uma benção de Deus, pois recebemos 17 reais por criança para a alimentação do mês inteiro. Procuramos oferecer uma alimentação balanceada, e tendo uma alimentação mais sadia, livre de venenos, ajuda a compensar a alimentação que as crianças têm em casa.

Sidilon Maurício Ferreira Mendes, da Coopet e membro da equipe técnica do Centro Ecológico, destacou que o benefício será tanto para as crianças e idosos que estarão consumindo um produto mais nutritivo e natural, quanto para os agricultores e agricultoras da região que estarão fornecendo os alimentos, incrmentando a renda para que estas famílias possam se viabilizar no campo. Os produtos entregues no dia 19 de julho foram produzidos pela ACERT Raposa ( Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres - núcleo Raposa), Grupo de Agricultores Ecologistas de Santo Anjo e Agroindústria Morro Azul.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br