Notícias
 
( 22/09/2009 ) Açaí na Alimentação Escolar de Três Cachoeiras
 


Há mais de uma década que os projetos implementados pelo Centro Ecológico reconhecem na nativa Euterpe edulis uma espécie fundamental para a preservação do que resta da Mata Atlântica no Litoral Norte do RS. E por se dar muito bem com a banana – o principal cultivo da região – milhares de mudas desta palmeira foram introduzidas nos bananais e sistemas agroflorestais.

Agora os frutos deste trabalho podem gerar outros benefícios, além da renda para os agricultores e dos serviços ambientais. Espera-se que cerca de 750 estudantes de três escolas da rede municipal de Três Cachoeiras passem a consumir o produto através do projeto Açaí na Alimentação Escolar, lançado na terça-feira, 22 de setembro, nas escolas Felipe Scheffer e Fernando Ferrari.

Neste dia a secretária de educação Ana Mara Machado Maggi, a nutricionista Daniele Galeriano, a agrônoma Ana Luiza Meirelles e o técnico agrícola Cristiano Motter, conversaram com os alunos e alunas sobre os benefícios do fruto da palmeira juçara para o meio ambiente, para a saúde e para os produtores.

Como começou
A iniciativa que viabilizou o Açaí na Alimentação Escolar de Três Cachoeiras começou em maio. A Econativa – Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas - forneceu a polpa para que a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação - Daniele Galeriano -, pudesse realizar o teste de aceitabilidade exigido pelo Governo Federal para que um alimento passe a fazer parte do cardápio dos estudantes. Como a maior parte dos pesquisados aprovou o produto, a nutricionista seguiu em frente e, junto com três merendeiras ( uma de cada escola) , participou de um curso de processamento de frutas realizado na Agroindústria Ecológica Morro Azul, no início de junho.

Nos meses seguintes foi encaminhado o processo de compra. Tudo para que neste início de primavera os alunos e alunas comecem se beneficiar de um super alimento, que, conforme a explicação da nutricionista, é rico em cálcio, potássio, ácidos graxos, fibras e os anti-oxidantes antocianinas.

Esta atividade junto às escolas e ao poder público municipal vem sendo realizada no âmbito do projeto Práticas de Convivência e Conservação da Mata Atlântica na Região de Torres, implementado com recursos do FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br