Notícias
 
( 01/09/2009 ) Saneamento ecológico no Rio da Invernada vai produzir biofertilizante a partir do esgoto doméstico
 


Na segunda-feira, 31 de agosto, agricultores da comunidade do Rio da Invernada, município de Mampituba, participaram de mais uma Oficina de Saneamento Ecológico promovida através do projeto Soberania Alimentar e Geração de Renda no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina, implementado pelo Centro Ecológico com apoio da Heifer Internacional - Programa Brasil-Argentina.

O reator biológico foi o modelo escolhido para ser instalado na propriedade de Arlindo Scheffer de Barros, do Grupo Ecológico Roça da Estância. O esgoto doméstico passa por dois reatores que agem como filtros onde a matéria orgânica é digerida por bactérias.

O resultado deste processo é a otimização do uso da água, que retorna ao ambiente na forma de biofertilizante.Além da qualidade de vida das famílias agricultoras, outra preocupação deste trabalho é a não contaminação dos recursos hídricos, seja do lençol freático ou dos cursos de água nas proximidades de esgoto sem tratamento.

A ideia é replicar o modelo nas propriedades de mais famílias do município.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br