Notícias
 
( 03/07/2005 ) Grupo do litoral vai à serra gaúcha conhecer o Sítio Apiários
 


Há 20 anos, um bancário e uma professora que moravam na capital gaúcha – Porto Alegre – foram para Gramado buscar na natureza um caminho de vida com mais qualidade e significado. Inicialmente, Lori e Roque tentaram produzir mel, mas o trato com as abelhas não foi uma experiência muito animadora – elas picavam - e o casal começou a investir na produção de plantas medicinais através do manejo ecológico. As abelhas foram embora, mas o nome – Sítio Apiários – permaneceu designando uma das mais perfeitas propriedades ecológicas do Brasil.
No dia 28 de junho, 44 pessoas do litoral norte do RS foram conhecer o Sitio Apiários, em uma viagem organizada pelo agricultor Nelson Bellé, da equipe técnica do Centro Ecológico. Em sua grande maioria, eram mulheres integrantes do MMC – Movimento de Mulheres Camponesas, que historicamente vêm estudando os poderes das plantas medicinais e preservando não somente o conhecimento, mas as próprias plantas, através dos cultivos.
O Sitio Apiários tem apenas 2 hectares cultivados com plantas, em sistema tipo quintal agroflorestal, com árvores frutíferas, como lima, laranja e nativas, e o restante da propriedade é preservado. O sistema de secagem é artesanal, com lenha da propriedade – cultivada para este finalidade ( eucalipto, acácia). Depois as ervas são comercializadas na Feira da Coolmeia, em Porto Alegre. Algumas plantas também são vendidas verdes. Este trabalho viabiliza a família e emprega alguns funcionários. No momento o Sitio Apiários está organizando uma estrutura seguindo as especificações exigidas para registrar os produtos.
Conhecer uma propriedade “ onde tudo parece estar no seu lugar próprio”, como disse Nelson, foi muito enriquecedor para este grupo do litoral.
Esta viagem de intercâmbio foi uma atividade no âmbito do Projeto Biodiversidade, que vem sendo desenvolvido pelo Centro Ecológico no litoral norte e na serra do Rio Grande do Sul.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br