Notícias
 
( 07/07/2009 ) Curso de agricultura urbana introduz novas técnicas para trabalhar hortas
 


Um terreno baldio pode ser um depósito de entulho ou um espaço de cuidado com o meio ambiente, paisagismo, produção de alimentos e cooperação entre vizinhos e amigos.

É sob esta perspectiva que o Centro Ecológico e seus parceiros vêm promovendo cursos de agricultura urbana através do projeto Agricultura Ecológica, Soberania Alimentar e Economia Solidária.

O mais recente foi desenvolvido em quatro dias, no município de Três Cachoeiras, envolvendo as hortas comunitárias do MMC – Movimento de Mulheres Camponesas, a Horta Comunitária do Bairro São João e jovens da Arte de Rua, através da Secretaria Municipal da Assistência Social.

A etapa teórica foi nos 24 e 26 de junho. Nos dias 01 e 03 de julho foram realizadas práticas na Horta do Bairro São João e em uma horta do MMC. Os participantes desenharam e montaram mandalas com materiais reciclados e resíduos orgânicos, não somente os restos de alimentos como também sobras de poda, folhas e grama que seriam descartados.

A técnica que utiliza mandalas é relativamente nova e vem de uma preocupação com a estética, que é importante no meio urbano e também porque na permacultura trabalhamos os ciclos de energia, explicou o agricultor Nelson Bellé, ministrante do curso. De acordo com Bellé, transformando o que iria para um lixão em nutrientes para o solo, este trabalho também contribui para reduzir o problema do aquecimento global. Isto porque os lixões emitem gás metano - que assim como o CO2 é um gás de efeito estufa.

O projeto Agricultura Ecológica, Soberania Alimentar e Economia Solidária é patrocinado pela Petrobras.

Em breve vocerá ver mais fotos na Galeria de Imagens. A foto acima é na Horta do Bairro São João.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br