Notícias
 
( 01/07/2009 ) Colaboradoras das cooperativas de consumidores participam de curso de formação e capacitação
 


Ao longo de dez anos de vida, as cooperativas de consumidores Coopet e EcoTorres enfrentaram as dificuldades comuns a qualquer tipo de empreendimento, somadas àquelas típicas de quem se propõe a trilhar um novo caminho.

Se no início as funcionárias e membros dos conselhos eram pessoas que tinham participado de todo processo de construção das cooperativas, hoje as novas colaboradoras precisam de orientação para absorver conceitos e informações tão diferenciadas do mercado convencional.

Então, antes de seguir em frente, a equipe técnica do Centro Ecológico pensou num curso de Formação e Capacitação sobre Produção e Consumo de Produtos Ecológicos.

A primeira etapa aconteceu na quarta-feira, 01 de julho, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, com uma apresentação sobre a história da agricultura ecológica e das cooperativas de consumidores da região; o que são produtos ecológicos e produtos orgânicos; por quem e como são produzidos; vantagens do consumo de produtos orgânicos; porque as cooperativas não comercializam alimentos com ingredientes transgênicos; substâncias químicas e agrotóxicos detectados na alimentação convencional, entre outros assuntos que foram levantados pelas participantes durante a tarde.

A programação da próxima etapa - no dia 03 de julho - vai abordar a questão da certificação participativa, porque as cooperativas e grande parte de seus fornecedores fazem parte da Rede Ecovida; como esclarecer as dúvidas dos consumidores sobre a pureza dos produtos ecológicos comercializados nas cooperativas; porque estimular os consumidores a experimentar alimentos da biodiversidade; abastecimento das cooperativas e ainda a relação das cooperativas com a questão do aquecimento global.

No dia 10 as participantes visitarão propriedades agroecológicas da região.

Esta atividade tem o patrocínio da Petrobras através do projeto Agricultura Ecológica, Soberania Alimentar e Economia Solidária: Soluções Ambientais para Problemas Sociais.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br