Notícias
 
( 04/06/2009 ) Cooperativa de Araranguá participa da Semana dos Orgânicos em Florianópolis
 


Na manhã do dia 25 de maio, o engenheiro agronomo Antônio Sergio Soares, da Cooperativa de Produtores e Consumidores de Araranguá – ARACOOPER, participou da Mesa Redonda ORGÂNICOS E CONSUMO SOLIDÁRIO, juntamente com Professor Doutor Armando Lisboa, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Apresentamos a nossa experiência com a produção e comércio de orgânicos em Araranguá, nossos acertos e erros, relatou Antonio Sergio, resumindo como aconteceu a organização do comércio solidário de alimentos orgânicos no município:
Em 2001, com a formação da Associação de Agricultores ECOVALE. Em agosto de 2002 os produtores começaram uma feira, que se manteve até novembro de 2003. Em setembro de 2003 foi fundada a ARACOOPER, por agricultores e consumidores de produtos ecológicos de Araranguá. Dois meses depois, em novembro, a cooperativa inaugurou uma loja que um ano depois adotou o nome comercial de Viver Mais Alimentos Saudáveis, que hoje tem 50 sócios.
Recentemente os produtores associados receberam autorização para uso de código de barras, o que poderá contribuir para ampliação das oportunidades de negócios da cooperativa.

A Aracooper desde o início contou com as parcerias da EPAGRI, Prefeitura Municipal e Sindicato de Trabalhadores Rurais de Araranguá, da Rede Ecovida de Agroecologia - através do Núcleo Litoral Solidário e do Centro Ecológico.

A Mesa Redonda Orgânicos e Consumo Solidário foi realizada no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, como atividade de encerramento da 5ª Semana Nacional do Alimento Orgânico.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br