Notícias
 
( 29/06/2005 ) COOTAV recebe visita de acompanhamento da Petrobras
 


Ampliar as alternativas de segurança alimentar e de geração de renda, principalmente para as populações que se encontram em situação de risco social, é um desafio a ser vencido tanto pelas esferas governamentais quanto pela sociedade civil. Neste sentido, os projetos sociais constituem uma importante ferramenta.
No litoral norte do RS, onde a ONG Centro Ecológico atua há mais de 10 anos, está sendo desenvolvido desde março/2005 o projeto Agricultura Ecológica e Segurança Alimentar, com o apoio da Petrobras / Programa Petrobras Fome Zero.
No último dia 28 de junho, Alexandre Schuch, encarregado de acompanhar os projetos em andamento no Rio Grande do Sul, esteve visitando a Cootav (Cooperativa Trabalhadoras Vitoriosas), onde pôde avaliar a influência do projeto sobre o trabalho desenvolvido pela cooperativa e conversar com Ana Luiza Meirelles, da equipe técnica do Centro, a respeito das demais atividades viabilizadas até agora. É importante salientar que de 5.884 projetos apresentados, 73 foram contemplados, em todos os estados brasileiros. No RS foram cinco, entre eles, este que visa incrementar a renda e a segurança alimentar de 400 famílias rurais e urbanas da nossa região.
Já nos primeiros meses de sua implementação, o projeto propiciou a realização de um Curso de Gestão Cooperativista, focado nas iniciativas cooperativistas e associativistas da região - e um Curso de Agricultura Ecológica no município de Mampituba, direcionado a pessoas ainda não incluídas no processo de produção de alimentos ecológicos.
Em Torres, as 25 associadas da Cootav estão conseguindo formalizar o trabalho desenvolvido desde o ano de 2000 e agora pretendem ingressar em uma etapa de ampliação da produção e capacitação de jovens na técnica da serigrafia. Os equipamentos e curso também serão viabilizados através do projeto.
Iniciativas como esta e outras que vem acontecendo em nosso país, como a Cooparoca – das mulheres da favela da Rocinha no Rio de Janeiro e das recicladoras em Porto Alegre, representam um avanço real em direção a solução do problema do desemprego, sendo que o apoio proporcionado pelas instituições financiadoras é fundamental para o seu desenvolvimento e replicabilidade.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br