Notícias
 
( 21/05/2009 ) Seminário sobre agroecologia estimula jovens a assumir papel de sujeitos no desenvolvimento rural
 


Depois de dois dias na Reserva Maragato, oitenta jovens rurais e urbanos levaram para suas comunidades e cidades as vivências do Seminário Jovens e Agroecologia, realizado em Passo Fundo no final de semana de 16 e 17 de maio.

Tendo como objetivo principal o estímulo à participação dos jovens como sujeitos no movimento agroecológico, a programação incluiu uma visita à Feira Ecológica, reuniões em grupos e grande grupo, dinâmicas de integração e até caminhada iluminada por tochas no meio da mata. Jovens do Centro de Defesa dos Direitos Humanos – CDDH – de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, participaram com relatos dos seus trabalhos na entidade.

Entre os objetivos específicos do evento, constava a preparação para o Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia, especialmente no Grupo de Trabalho sobre Juventude – GT Juventude – a ser realizado no município de Ipê nos dias 5,6 e 7 de setembro.
Para Rosilene Martins Schardosim do município de Mampituba, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, este encontro trouxe mais conhecimento na área da agricultura ecológica, visando produzir e consumir produtos com mais saúde, sem prejudicar o meio ambiente e incentivando os jovens a permanecer em suas propriedades.

O Seminário Jovens e Agroecologia foi promovido pelas ONGs Cetap ( Centro de Tecnologias Alternativas Populares) e Centro Ecológico, com apoio da UBV – Cooperação Técnica Sueca.

Participaram jovens e adultos da Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e dos municípios gaúchos de Ipê, Antônio Prado, Garibaldi, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Aratiba, Itatiba do Sul, Três Arroios, Sananduva, São João Da Urtiga, Vacaria, Passo Fundo, Morrinhos do Sul e Mampituba.


   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br