Notícias
 
( 08/05/2009 ) Entidades socializam informações sobre manejo do fruto da palmeira juçara em oficina sobre açaí
 


Na tarde de 27 de abril, na Agroindústria Morro Azul, em Três Cachoeiras, foi realizada a Oficina de Articulação: uso dos frutos da palmeira juçara no Litoral Norte do RS.
Trinta pessoas participaram das atividades práticas e teóricas, socializando informações referentes ao trabalho de cada entidade com o fruto da Euterpe edulis.
Foram abordadas questões referentes à Rede Juçara - como surgiu, objetivos e projetos -, alternativas para sistemas de monitoramento da colheita dos frutos para coletar informações e servir como banco de dados para a pesquisa sobre produtividade, quantidade, serviços ambientais e biodiversidade. Também foi discutido o PROJETO PILOTO PARA O MANEJO SUSTENTÁVEL DOS FRUTOS DA PALMEIRA JUÇARA, proposta de trabalho que parte de uma articulação entre entidades que desenvolvem trabalhos junto a comunidades do Litoral Norte do RS e tem como proponentes ANAMA- Ação Nascente Maquiné, Centro Ecológico Litoral Norte, DESMA Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural e Mata Atlântica – PGDR/UFRGS. O projeto foi desenvolvido em diálogo com outras instituições componentes do CERBMA –Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, bem como com agricultores(as) familiares locais.

A Oficina de Articulação: uso dos frutos da palmeira juçara no Litoral Norte do RS foi proposta pela DESMA-UFRGS e ONG ANAMA, com o apoio do Centro Ecológico e Agroindústria Ecológica Morro Azul.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br