Notícias
 
( 22/05/2005 ) Reunião do Gestar Mampituba sobre a cultura do arroz
 


O Projeto de Gestão Ambiental Rural – GESTAR, resulta de um convênio entre a FAO ( Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) e o MMA ( Ministério do Meio Ambiente). Atualmente está sendo executado em 10 bacias hidrográficas no Brasil, uma destas é a Bacia do Rio Mampituba, localizada na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e abrangendo 18 municípios. Quando o Gestar seleciona uma bacia, escolhe também uma instituição para implementar o projeto. No caso da Bacia do Mampituba a instituição escolhida foi o Centro Ecológico.
Quando se fala em Rio Mampituba, o arroz é uma cultura importante, razão pela qual a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), o Irga ( Instituto Riograndense do Arroz) e o Centro Ecológico começaram essa discussão sobre a necessidade de harmonizar a cultura do arroz com a questão do meio ambiente.
Para alcançar algum resultado neste sentido, serão realizadas reuniões nas comunidades rurais com as pessoas envolvidas com a lavoura do arroz a fim de verificar como estão sentindo essa relação com o meio ambiente e avançar para organização de um seminário e um documento que oriente o cultivo do arroz na região.
Antes de iniciar este processo, é preciso nivelar a questão da legislação. Ter conhecimento de como a legislação tem mediado esse conflito entre produção e meio ambiente, uma vez que hoje não se pode mais discutir tal conflito sem cumprir o que diz a legislação.
Com este objetivo, o Centro Ecológico organizou no dia 18 de maio, no Hotel A Furninha, em Torres, uma reunião sobre o arroz. Diversas entidades estiveram presentes para assistir e discutir as apresentações de Lúcio Rodrigues do IBAMA - POA, Cleber Spolavori, da Fepam e Rejane de Abreu e Silva, do Departamento de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br