Notícias
 
( 16/04/2009 ) Agricultores de Mampituba participam de oficina para construção de fontes protegidas
 


A preocupação com a qualidade da água consumida pelas famílias agricultoras motivou a realização da oficina Construção de Fontes Protegidas, na tarde de quarta-feira, 15 de abril, na propriedade de Angelo da Silva Roldão, na comunidade Rio da Invernada, em Mampituba, Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Neste município onde a Emater já conta mais de vinte pedidos de fontes, a ideia é agilizar o processo de proteção das fontes através da realização de outras oficinas nas comunidades. Assim os agricultores estarão capacitados a replicar o conhecimento em suas propriedades, com supervisão dos técnicos.

Conforme relato de Cristiano Motter, da equipe técnica do Centro Ecológico, na parte da manhã, um geólogo da Corsan ( Companhia Rio-grandense de Saneamento) e técnicos da Emater, Secretaria de Agricultura e Secretaria do Meio Ambiente de Mampituba , vistoriaram os locais para escolher onde fazer a fonte protegida. Depois de conversar com o agricultor, entendendo o histórico de vertentes de água na propriedade, optaram por uma vertente mais acima, onde antigamente tinha água muito boa e agora estava fechada ou aterrada. Na parte da tarde, com a participação de oito agricultores, foi extraída toda terra que estava sobre o local determinado pelos técnicos. Infelizmente a vertente era muito fraca, inviável como fonte de água. Uma vez que não existe outra vertente forte na propriedade, ficou definido que o abastecimento de água da família Roldão será feito na fonte protegida do vizinho, que ainda vai ser feita.

A oficina Construção de Fontes Protegidas contou com a participação de oito agricultores e foi realizada através de uma cooperação entre Prefeitura Municipal de Mampituba, Emater e Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar e Ecológica, que é uma parceria entre Centro Ecológico, Movimento dos Pequenos Agricultores e Prefeitura Municipal.

A atividade integra o projeto Soberania Alimentar e Geração de Renda no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina, implementado pelo Centro Ecológico com apoio da Heifer Internacional - Programa Brasil-Argentina.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br