Notícias
 
( 14/04/2009 ) Iniciada a construção ecológica da Casa da Solidariedade
 


Em alguns meses, uma nova edificação vai mudar a paisagem da estrada que dá acesso ao Passo de Torres, no extremo sul de Santa Catarina.

No início de abril foram escavadas as valas onde mais de mil pneus recheados com pelo menos quinze cargas de entulho de outras obras serão acomodados como fundação da Casa da Solidariedade. A Casa inteira vai dar destino adequado e barato a cerca de um mil e quinhentos pneus descartados da região de Torres, pois uma das paredes será estruturada sobre este material.

Este espaço de 142 metros quadrados vai abrigar cozinha, banheiros, três salas de aula e uma de oficina para realização de cursos e atividades que venham a capacitar e beneficiar comunidades em situação de risco, em especial a Sanga da Madeira.

Um empreendimento motivado pela responsabilidade social e pautado pela sustentabilidade ambiental. Combinando técnicas da Bioarquitetura como reutilização dos pneus, tijolos de solo-cimento, paredes de taipa-de-pilão, blocos de alvenaria reciclado, captação da água da chuva e saneamento ecológico, a Casa da Solidariedade mostra que também a construção civil deve se ajustar à lei da natureza em que nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.É tudo muito diferente, mas fiz questão de participar porque gosto de aprender coisas novas,pontuou o mestre de obras Valmir Rodrigues.

Quem quiser saber mais sobre estas técnicas sustentáveis de construção pode escrever para a dupla Roberta Arend e Gustavo de Souza, da Arquitetura Ambiental Construções Ecológicas : arquitetura_ambiental@hotmail.com.

A Casa da Solidariedade é uma das metas do projeto Soluções Ambientais para Problemas Sociais, patrocinado pela Petrobras. Quando a obra estiver pronta, um projeto implementado com o apoio da Heifer Internacional dará o aporte necessário para a realização das atividades de capacitação.


   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br