Notícias
 
( 09/05/2005 ) Centro Ecológico e Escola Baréa lançam Caderno de Receitas da Biodiversidade
 


Desde agosto de 2004 que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, na comunidade de Santo Anjo, em Três Cachoeiras está participando do Projeto Resgate e Recuperação da Biodiversidade em Agroecossistemas locais no Rio Grande do Sul, desenvolvido no litoral norte do Rio Grande do Sul pelo Centro Ecológico, com o apoio da ong Kerkinactie da Holanda e em parceria com o Projeto de Gestão Ambiental Rural - GESTAR Mampituba.
No último sábado, 07 de maio, o esforço de tantos meses foi recompensado por um Caderno de Receitas da Biodiversidade, resultado de um trabalho coletivo de pesquisa que envolveu alunos, alunas, professoras, famílias e moradores, no sentido de resgatar aquelas receitas antigas, passadas de geração à geração. Bolo de milho, pão de batata-doce, rosca de aipim, sopa de inhame e salada de mangarito são algumas receitas que têm como matéria-prima elementos da agrobiodiversidade local.
Além deste Caderno de Receitas, o Projeto Biodiversidade viabilizou, dentre outras atividades, três oficinas para professoras e alunos da Escola Baréa com membros da equipe técnica do Centro Ecológico: a primeira de sensibilização sobre a importância da biodiversidade, a segunda sobre Sistemas Agroflorestais e a terceira sobre como selecionar e guardar sementes.
O próximo passo, de acordo com as professoras Elaine Schaeffer e Adriane Lippert Bittencourt, será a implantação de um quintal agroflorestal no pátio da escola, disponibilizando para os alunos e para a comunidade, alimentos saudáveis cultivados de forma a recuperar espécies nativas da Mata Atlântica - bioma original da região ameaçado pela monocultura da banana e mais recentemente do arroz.
O Caderno de Receitas da Biodiversidade foi oferecido às mães dos alunos e alunas da escola, juntamente com as receitas do próprio Caderno.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br