Notícias
 
( 10/03/2009 ) Escritório do Centro Ecológico chega a Mampituba
 


A chegada de um escritório do Centro Ecológico em Mampituba deve ampliar de 50 para duzentos o número de famílias assessoradas pela ONG no município.


Segunda-feira, 9 de março, foi inaugurado o Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar e Ecológica, na sede de Mampituba, em uma parceria entre Centro Ecológico, Movimento dos Pequenos Agricultores e a Prefeitura Municipal. Quase uma centena de pessoas, em sua grande maioria agricultores e agricultoras, participaram da inauguração no Salão Comunitário. Estavam presentes autoridades municipais e regionais - prefeito , secretários de todas as pastas e os deputados Elvino Bohn Gass e Pepe Vargas.

Por parte do Centro Ecológico, a ideia de estruturar um núcleo em um dos municípios do litoral norte do Rio Grande do Sul surgiu há dois anos, junto com a concepção de um projeto que veio a ser apoiado pela Heifer International. A escolha de Mampituba aconteceu em função de uma conjuntura política favorável - em que dois vereadores e a vice-prefeita são agricultores ecologistas-, e também devido ao IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do município ser um dos mais baixos do estado.

Para os agricultores, este núcleo significa o rápido acesso à assessoria técnica da ONG, facilitando a transição de cultivos convencionais para ecológicos: Agora está mais perto, fica mais fácil, avaliou o agricultor José Celio Brocca Reus, que cultiva banana convencional.

No final da tarde, o Clube de Mães serviu um lanche com bolos de milho, aipim, banana, pão caseiro, rosca de polvilho e sucos de marabutiá e açaí.



   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br