Notícias
 
( 10/03/2009 ) Dia da Mulher com homenagem à fundadora do Centro Ecológico e às consumidoras da Feira Ecológica
 


No grande espaço de tempo que se passou entre a descoberta da agricultura e o resgate das práticas ecológicas de cultivo, as mulheres tiveram e têm o papel principal.
Por isso o Dia Internacional da Mulher é uma data sempre lembrada no calendário agroecológico. Neste ano, o reconhecimento do trabalho da fundadora do Centro Ecológico - Maria José Guazzelli deu ao Dia da Mulher um caráter ainda mais especial.


Foi na tarde do dia 5 de março, em Sessão Solene no Plenário do Palácio Farroupilha em Porto Alegre, RS, que a agrônoma e mais quatro mulheres de destacada atuação na região serrana receberam uma homenagem do gabinete da deputada estadual Marisa Formolo. A homenagem aconteceu após a entrega do troféu Mulher –Cidadã, concedido pela presidência da Assembléia Legislativa do RS. Maria José foi uma das escolhidas pelo gabinete da deputada como gesto de reconhecimento de sua história na Agricultura Ecológica.

Não foi apenas na Serra que Maria José provocou mudanças na vida das pessoas.

Na região de Torres, litoral norte do RS, onde hoje cerca de 300 famílias rurais vivem da Agricultura Ecológica, foram as mulheres que no início dos anos 90 apoiaram os jovens na organização da ACERT – Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres. Havia algum tempo, estes jovens ouviam dos padres da Pastoral Rural que na Serra diversas famílias estavam produzindo sem usar venenos.

De fato, desde 1985, numa área situada no atual município de Ipê, o Projeto Vacaria – idealizado por Maria José, demonstrava a viabilidade técnica e econômica da Agricultura Ecológica. Pouco tempo depois, em 1991, este projeto se tornaria o Centro de Agricultura Ecológica Ipê, hoje Centro Ecológico.

No dia 7 de março, sábado,em Torres, pela manhã, as cinco famílias que comercializam alimentos orgânicos na Feira Ecológica Lagoa do Violão , organizaram uma mesa com suco de açaí, chá, bolos e pães para as consumidoras urbanas. As famílias agricultoras são assessoradas pelo Centro Ecológico. E a história continua.

Confira as fotos da homenagem na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e na Feira Ecológica Lagoa do Violão.



   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br