Notícias
 
( 20/04/2005 ) Cooperativa Trabalhadoras Vitoriosas visita experiências da economia solidária em Porto Alegre
 


Cada vez mais, a necessidade de geração de emprego e renda tem buscado respostas na Economia Popular Solidária. Em todo o estado e especialmente na grande Porto Alegre, existem inúmeras experiências bem sucedidas de cooperativas e associações, provando que organização, capacitação e solidariedade funcionam muito bem quando atuam sinergicamente. Para acessar estas referências e aplicá-las na economia da nossa região, um grupo de 19 pessoas - 14 associadas da COOTAV - Cooperativa Trabalhadoras Vitoriosas - de Torres - RS e 5 pessoas de Mampituba - RS, viajaram para a capital gaúcha na última semana de março.
O grupo visitou a UNIVENS, que em 9 anos vem confeccionando uniformes, camisetas,sacolas e já coordenou a produção de bolsas para o Forum Social Mundial; uma associação de pessoas que trabalham na unidade de triagem e compostagem da Lomba do Pinheiro; a COOPERMODAS - associação de costureiras no centro de Porto Alegre e a Loja da Economia Popular Solidária, no Mercado Público.
Além destas, uma das iniciativas visitadas foi a da associação de catadores que trabalha na Lomba do Pinheiro: neste bairro carente, 200 cooperados sem salário, ganham sobre a triagem de lixo seco para reciclagem e lixo orgânico para composto. Este importantíssimo trabalho ambiental complementa-se com o uso do composto orgânico em duas hortas comunitárias que fornecem verduras e legumes para o da mesma associação.
Em Torres a COOTAV reune 22 mulheres que produzem camisetas, uniformes, bolsas e artesanato. O modelo do cooperativismo vem sendo adotado há cinco anos, a partir das discussões dos MMTU, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas da região, que apontava o desemprego e dificuldade de geração de renda como um dos principais problemas vivenciados pelas mulheres.

Este intercâmbio foi uma atividade no âmbito do Projeto Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar no Litoral Norte, que está sendo implantado pela ONG Centro Ecológico com o apoio da Petrobrás, Programa Petrobrás Fome Zero.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br