Notícias
 
( 18/04/2005 ) Representante do Maela visita Feira Ecológica Lagoa do Violão
 


O Maela – Movimiento Agroecológico de América latina y el Caribe é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega mais de 150 organizações camponesas, indígenas e de consumidores, ONGs, movimentos e redes de agroecologia, instituições de educação e universidades. Sua finalidade é fomentar a agricultura ecológica para contribuir com o desenvolvimento humano sustentável, a partir da agroecologia e do saber local.
No último sábado, 16 de abril, seu representante, Manoel Amador, da Costa Rica, esteve visitando a Feira Ecológica Lagoa do Violão com Laércio Meirelles, coordenador da ONG de assessoria técnica Centro Ecológico – uma das entidades organizadoras da feira de produtos sem agrotóxicos em Torres.Conversando com os agricultores ecologistas e observando como é feita a comercialização direta de produtos orgânicos para os consumidores de Torres, Manoel Amador disse que na América Central existe uma grande produção de produtos orgânicos, mas os consumidores locais não têm acesso, porque não existem alternativas como esta para comercialização e os produtos são exportados. Isso é ruim do ponto de vista do desenvolvimento sustentável e também da segurança alimentar.
A Costa Rica, onde Manoel Amador integra a CEDECO - Corporación Educativa para el Desarrollo Costarricense, é o país com maior número de parques e áreas protegidas do mundo, o que não impede o desenvolvimento da agricultura sustentável inclusive com escala para exportação.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br