Notícias
 
( 15/11/2008 ) Associação de Proteção aos animais promove brechó na Casa da Economia Solidária
 


Desde que foi fundada, em dezembro de 2007, a Casa da Economia Solidária tem a proposta de acolher iniciativas promovidas por grupos, associações e ONGs.

A Associação Torrense de Proteção aos Animais – ATPA, é uma destas entidades que periodicamente utiliza o espaço da Casa para a realização de Feiras Populares, onde brinquedos, roupas, calçados, acessórios e artigos de bazar são vendidos a partir de um real. Bom para as pessoas com poucos recursos que podem escolher os produtos que querem levar e melhor ainda para a ATPA, que usa o dinheiro arrecadado para fazer cirurgias de castração em cadelas de rua, de bairros da periferia e do abrigo. “Em 2008 conseguimos castrar cem cadelas e vinte e oito gatas”, avaliou a voluntária Maria da Graça Scherer Nogueira. Para ela, a Casa da Economia Solidária é o melhor local que a feirinha já teve: “É aberto, tem espaço, é arejado e tem lanches orgânicos.”

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, a castração é o único método eficaz, humano e responsável de limitar as populações de cães e gatos abandonados.

A Casa da Economia Solidária era uma das metas do projeto Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar , implementado pelo Centro Ecológico entre 2005 e 2006 com patrocínio da Petrobras. Atualmente, o projeto Agricultura Ecológica, Soberania Alimentar e Economia Solidária - Soluções ambientais para problemas sociais, - também patrocinado pela Petrobras -apóia o espaço onde estão localizados a Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres – EcoTorres, o Ecocafé e a Biblioteca Eco-Social Hilda Zimmermann.

A Casa da Economia Solidária fica na avenida José Bonifácio, 107, no centro de Torres, litoral norte do RS.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br