Notícias
 
( 14/11/2008 ) Cooperativa de Produtores e Consumidores de Araranguá comemora cinco anos com jantar ecológico
 




Já está virando uma tradição. Todo mês de novembro, consumidores e simpatizantes da Cooperativa dos Produtores e Consumidores de Produtos Ecológicos de Araranguá ( Viver Mais Alimentos Saudáveis) no sul de Santa Catarina , reunem-se no restaurante Sabores para um jantar preparado com produtos orgânicos e integrais.
“Este é o quinto ano consecutivo em que comemoramos o aniversário da cooperativa”, lembrou o presidente Jair Madeira, dando boas vindas às mais de noventa pessoas que foram prestigiar o evento na noite do dia 13.
Com muitas opções, o bufê da chef Lenita Toledo não deixou nada a desejar em relação a qualquer cardápio convencional. Pelo contrário. O sabor dos pratos foi acentuado pela qualidade dos ingredientes. Confira abaixo alguns pratos e experimente a receita de panqueca de ora pro nobis com ricota e espinafre.

Saladas: Cebola, agrião, trigo, chuchu, beterraba, cenoura, tomate, brócolis, alface roxa e alface verde, maionese.

Pratos quentes: Arroz cateto integral, arroz com passas e amêndoas, grão de bico, estrogonofe de moranga, purê de aipim, peixe com ricota, suflê de espinafre com aveia, lasanha integral, panqueca de ora pro nobis com ricota e espinafre,nhoque, farofa com legumes.

Panqueca de ora pro nobis com ricota e espinafre

Massa
Bater no liquidificador:
1 xícara de água, 1 xícara de leite, 2 ovos, 2 xícaras de farinha integral média, ½ xícara de farinha branca, 1 colher de chá de açúcar mascavo, 1 pitada de sal marinho, 1 xícara de ora pro nobis.

Pincele uma frigideira e faça as panquecas.

Recheio

3 maços de espinafre, 1 e ½ xícara de ricota, 1 pitada de sal, ½ xícara de creme de leite.
Preparar as folhas do espinafre, picadas e levemente refogadas. Misturar bem com a ricota e o creme de leite.

Molho
4 colheres de sopa de farinha de trigo branca, 1 litro de leite, sal marinho, noz moscada, ½ xícara de creme de leite.

Ferver o leite com a farinha de trigo, engrossando até formar um mingau. Misturar os demais ingredientes.

Finalização:

Enrolar as panquecas recheando com o espinafre. Colocar um pouco do molho em uma forma refratária. Dispor as paquecas já recheadas, cobrir com o molho e colocar no forno durante alguns minutos para gratinar.

Observação: A ora pro nobis é da família dos cactos, super rica em proteínas e pode ser acrescentada a pães, massas, bolos, entre outros pratos.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br