Notícias
 
( 11/10/2008 ) Jovens participantes de curso sobre soluções ambientais visitam cooperativas e propriedade ecológica
 


Dia 9 de outubro, um grupo de trinta estudantes saiu a campo para visitar três cooperativas e uma propriedade rural ecológica na região de Torres. São alunos e alunas de quinta a oitava série, das escolas Dom José Baréa, Manoel João Machado e Dom Pedro de Alcântara que estão participando do curso Soluções Ambientais para Problemas Sociais em Comunidades Rurais do Rio Grande do Sul.
O curso teve início em agosto e nesta quinta etapa os estudantes visitaram as cooperativas Coopet (Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras), Econativa(Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC) e EcoTorres (Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres). Na propriedade de Zelma Strege Evaldt e Valdeci Evaldt, viram que é possível fazer uma refeição saborosa, totalmente ecológica e produzida pela própria família com os recursos disponíveis na natureza.
Na EcoTorres, alguns falaram sobre as mudanças de atitude que vêm observando em si mesmos. Confira:
“Comecei a plantar coisas em casa, a conhecer novas plantas e tipos de árvores.” Juliana Cardoso Justo.
“Aprendi a não desperdiçar tantas coisas que podem ser reaproveitadas.” Graciele Mota Justo.
“Antes do curso não fazia a metade das coisas que faço agora, tenho mais consciência. Quando vou lavar a louça não deixo a torneira correndo, separo o lixo orgânico para colocar nas plantinhas.” Verônica Magnus.

Nataniel Teixeira Silveira, que já é agricultor ecologista e trabalha todos os sábados na Feira Ecológica Lagoa do Violão gosta da parte de adquirir informação sobre o geral da agricultura ecológica.

Este curso está sendo realizado através do projeto Desenvolvendo a agricultura familiar ecológica - soluções ambientais para problemas sociais em comunidades rurais do RS, implementado pelo Centro Ecológico com o apoio da Framtidsjorden-Rede Terra do Futuro. A valorização das mulheres e jovens na promoção do desenvolvimento sócio-ambiental é um dos objetivos específicos deste projeto.


Na foto acima, os estudantes estão na EcoTorres, aplicando as perguntas de um questionário do curso.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br